Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Alteração no RICARF reintroduz Agravo ao rol dos recursos disponibilizados às partes

Notícias

Alteração no RICARF reintroduz Agravo ao rol dos recursos disponibilizados às partes

Meios jurídicos consideram que medida amplia o contraditório e a ampla defesa
por publicado: 10/05/2016 10h45 última modificação: 11/05/2016 08h35

A recente alteração do Regimento Interno do CARF, a partir da publicação da Portaria MF n° 152/2016, reintroduziu o Agravo como recurso processual à disposição das partes (Contribuintes e Fazenda Nacional), que poderão utilizá-lo na hipótese de negativa de seguimento do recursos especial de divergência.

O Agravo havia sido suprimido com a edição da Portaria MF n° 256, de 2009, que institui o Regimento Interno do CARF. À época, os processos ainda tramitavam na forma de autos em papel e, portanto, a existência do agravo implicava a necessidade de remessa física dos autos para ciência da parte interessada e posterior retorno ao CARF, para sua apreciação.

Com a implantação integral do processos eletrônico (e-Processo), a movimentação se tornou instantânea, não mais subsistindo os motivos que levaram à supressão deste recurso.

No Agravo, o interessado tem a oportunidade de se manifestar acerca da motivação da negativa de seguimento de seu recurso especial, renovando seus argumentos à autoridade superior. Isso, inegavelmente, aprofunda a discussão e, consequentemente, a qualidade e legitimidade das decisões.

O retorno do Agravo ao rol do recursos colocados à disposição das partes foi bem recebido na esfera jurídica, constituindo medida salutar de transparência e segurança jurídica, ampliando a garantia do contraditório e da ampla defesa.

Confira abaixo a integra do art. 71 do Anexo II do RICARF, que trata do agravo:

Art. 71. Cabe agravo do despacho que negar seguimento, total ou parcial, ao recurso especial.

 § 1º O agravo será requerido em petição dirigida ao Presidente da Câmara Superior de Recursos Fiscais, 

no prazo de cinco dias contado da ciência do despacho que lhe negou seguimento.

 § 2º O agravo não é cabível nos casos em que a negativa de seguimento tenha decorrido de:

 I - inobservância de prazo para a interposição do recurso especial;

 II - falta de juntada do inteiro teor do acórdão ou cópia da publicação da ementa que comprove a divergência, ou da transcrição integral da ementa no corpo do recurso, nos termos dos §§ 9º e 11 do art. 67; 

 III - utilização de acórdão da própria Câmara do Conselho de Contribuintes, de Turma de Câmaras e de Turma Especial do CARF que apreciou o recurso; 

 IV - utilização de acórdão que já tenha sido reformado; V - falta de pré-questionamento da matéria, no caso de recurso interposto pelo sujeito passivo; ou 

 VI - observância, pelo acórdão recorrido, de súmula de jurisprudência dos Conselhos de Contribuintes, da Câmara Superior de Recursos Fiscais ou do CARF, bem como das decisões de que tratam os incisos I a III do § 12 do art. 67, salvo nos casos em que o recurso especial verse sobre a não aplicação, ao caso concreto, dos enunciados ou dessas decisões.

  § 3º O Presidente da Câmara Superior de Recursos Fiscais rejeitará liminarmente e de forma definitiva o agravo nas hipóteses previstas no § 2º. 

 § 4º No agravo não será admitida a produção de novas provas da divergência. 

§ 5º O Presidente da CSRF, em despacho fundamentado, acolherá ou rejeitará, total ou parcialmente, o agravo. 

 § 6º Será definitivo o despacho do Presidente da CSRF que negar ou der seguimento ao recurso especial, não sendo cabível pedido de reconsideração ou qualquer outro recurso. 

 § 7º Na hipótese de o Presidente do CSRF entender presentes os pressupostos de admissibilidade e der seguimento ao recurso especial, este terá a tramitação prevista nos arts. 69 ou 70, conforme o caso. 

 § 8º Na hipótese do § 6º, será dada ciência às partes do despacho que negar total ou parcialmente seguimento ao recurso especial.